Procedimento para assinatura do professor orientador

O professor orientador dos respectivos cursos possui capacidade técnica para aferir as atividades constantes dos documentos de estágio e avaliar o relatório de atividades dos alunos, de modo a possibilitar que a Agência de Estágios possa analisar as demais condições do estágio previstas em contrato (sua legalidade). Assim, faz-se necessária a homologação e o aceite de um professor orientador nos documentos de estágio. Ademais, essa escolha é feita pelo próprio estudante, podendo ser qualquer professor do curso.

DICA: Para facilitar a pesquisa, utilize a ferramenta de busca na página (crtl+f), a partir do termo principal de sua dúvida.

Pergunta 01 – Qual o passo a passo para o docente homologar um documento de estágio?

1° Passo: Acessar o módulo Docente no SIGAA;

2° Passo: Na aba Estágios Analisar Solicitações de Estágio* e escolher qual tipo de documento será avaliado;

* Ressaltamos que o número constante ao lado de cada tipo de documento se refere às solicitações dos estudantes.

3° Passo: Na tela de consulta, serão disponibilizados todos os documentos pendentes de avaliação. Assim, o docente deverá escolher o documento que será analisado e clicar no botão Editar.

i) No caso específico do termo aditivo, inicialmente será disponibilizado o termo de compromisso e o docente deverá selecioná-lo.

Posteriormente, ao final do termo, será disponibilizado o aditivo, o docente deverá clicar na lupa.

4° Passo: O documento será disponibilizado em sua integralidade, entretanto, basta que o docente avalie as atividades descritas, os demais itens serão analisados pela Instituição de Ensino na última etapa.

5° Passo: Havendo compatibilidade das atividades descritas com o projeto pedagógico do curso, o docente deverá clicar no botão homologação orientador.

Observação: Para os Coordenadores de Curso, nessa tela, aparecerá também o botão Homologar, a função dele consiste em permitir que o coordenador homologue diretamente o documento e que ele não seja enviado à Agência de Estágios. Caso o coordenador deseje somente homologar como professor orientador e não como representante da Instituição de ensino, ele deve clicar apenas no botão homologar/submeter à Agência de Estágios.

i) Caso exista alguma desconformidade, o docente deverá especificar o motivo no campo Motivo devolução e clicar no botão Retornar documento para adequação.

Com isso, o estudante receberá um e-mail com as devidas informações e as orientações para dar continuidade à homologação da documentação .

Pergunta 02 – Como o docente consulta os estudantes que estão orientando?

1° Passo: Acessar o módulo Docente no SIGAA;

2° Passo: Na aba Estágios Consultar orientações de estágios;

3° Passo: Ao ser disponibilizada a tela de consulta, o docente deverá clicar no botão Buscar;

4° Passo: O sistema mostrará todos os termos documentos cadastrados e homologados;