Português

Dúvidas Frequentes

Prezada comunidade acadêmica e concedentes de vagas,

Segue, abaixo, o nosso FAQ.

DICA: Para facilitar seu trabalho, utilize a ferramenta de buscar na página (crtl+f), com a palavra principal de sua dúvida, o que poderá auxiliá-lo na busca da informação

Pergunta 01 – Como Funciona o Atendimento e o Agendamento?

Inicilmente, informamos que todos os atendimentos são feitos virtualmente, inclusive para assinatura de termos de compromisso e pactuação de convênio. Veja, clicando aqui, qual o canal você deve utilizar para encaminhar a sua solicitação.

O agendamento é necessário para o envio de documentos de estágio (termos de estágio, aditivos, rescisão e relatórios) e é feito pelo SIGAA, no “Portal do Discente”, mais especificamente na aba “Estágios”. Exclusivamente para Convênios e dúvidas o atendimento é dispensado. Veja, clicando aqui, qual o canal você deve utilizar para encaminhar a sua solicitação/documentação.

A liberação de vagas de atendimento é apenas diária, sendo os horários liberados às 8:00 da manhã de todo dia útil. Isso quer dizer, por exemplo, que, em determinada Segunda-Feira, serão liberadas vagas apenas para essa Segunda-Feira, às 8:00 da manhã, e não para Terça-Feira, Quarta-Feira etc. Caso o estudante tenha urgência, é aconselhável que acesse o SIGAA às 8:00 em ponto, pois o número de vagas diárias é fixo e duram enquanto houver disponibilidade, sendo todas as vagas liberadas diariamente de urgência (veja a pergunta 13 para saber mais sobre urgência).

Após agendar, o aluno deve reponder ao formulário de atendimento (clique aqui para acessá-lo), o qual gerará uma senha de atendimento, a ser  enviada no assunto do email, junto com as o nome do estudante. A documentação em que o aluno deseja assinatura deve ser enviada em pdf, em um único arquivo. Histórico e matrícula devem ser enviados também, mas podem estar separados da documentação em que se deseja assinatura.

O aluno tem até as 12:00 (meio-dia) do dia útil respectivo para enviar sua documentação para o endereço eletrônico adequado, sendo que seu email será analisado e será aposta a  assinatura da Agência de Estágios em sua documentação em até dois dias úteis. Clique aqui para obter todas as orientações de envio do email.

Pergunta 02 – Quais assinaturas são obrigatórias? Elas podem ser digitalizadas? E quanto à assinatura do Professor Orientador?

Aceitamos, atualmente, assinaturas digitais, eletônicas e digitalizadas. Como a Agência de Estágios é a última a assinar sua documentação, todas as outras assinaturas (a sua, a da instituição em que você estagiará e a do seu professor orientador) devem estar presentes antes do envio do termo para a Agência, sob pena de indeferimento de sua documentação. Ressaltamos que, para qualquer tipo de estágio e em qualquer hipótese, é necessária a assinatura prévia de seu Professor Orientador no seu documento de estágio.

Pergunta 03 – Quem pode ser meu Professor Orientador? Posso mudar de Professor Orientador?

O Professor Orientador, salvo regra específica de seu curso, pode ser qualquer professor de seu respectivo curso, sendo que, geralmente, os coordenadores assumem com maior frequencia esse papel. Caso o seu professor Orientador original não possa assinar um documento como um aditivo ou um relatório, basta pedir para que outro professor assine (pode ser assinatura digitalizada) esses papeis, sem necessidade de qualquer documentação complementar para efetivar essa mudança, sendo essa troca feita, automaticamente, por meio de seu atendente, quando da análise e registro de seu documento de estágio.

Pergunta 04 – Como é o procedimento dos estágios obrigatórios? Quais são os requisitos do estágio obrigatório?

 

Informamos, de antemão, que há dois procedimentos possíveis para a formalização dos estágios obrigatórios. Se a sua coordenação optou pelo procedimento em que o seu coordenador formaliza, é desnecessário que o estudante envie a documentação para a Agência de Estágios.  Você pode obter maiores informações clicando aqui.

Clicando aqui, você encontra nossos modelos de documentos.

Quanto aos requisitos, eles são os seguintes:

a) Assinatura de Professor Orientador – Geralmente, os coordenadores de curso assumem o papel de orientadores, mas qualquer professor do seu curso que queira assumi-lo pode assim fazê-lo. Caso não haja espaço específico para o professor orientador, ele pode assinar em qualquer local em que haja espaço suficiente para isso, juntamente às outras assinaturas (tenha cuidado para que ele não assine em no espaço destinado à Instituição de Ensino, que é destinado, exclusivamente, à Agência de estágios e para que conste o SIAPE do professor abaixo da assinatura). Pode ser DIGITALIZADA.

b) Ausência de Choque de Horário – Não é possível estagiar no mesmo horário em que você tem cadeiras matriculadas no SIGAA. Caso isso ocorra, você tem as seguintes opções para resolver esse problema: i) alterar o horário de estágio, refazendo o documento de estágio ou por meio de termo aditivoii) Alterar o horário de estágio com declaração, assinada pela mesma pessoa da empresa que assinou seu contrato de estágio; iii) Retirar a cadeira que choca com seu estágio (isso é feito com a sua coordenação) ; iv) Declaração de término de disciplina, caso a sua disciplina já tenha terminado, a ser dada pelo professor da cadeira que já foi finalizada, ou então um email do mesmo, informado tal fato. No caso de ser por email, você deve fazer o download do mesmo e enviar junto com a documentação de estágio. Seja declaração ou seja por email, não há uma forma específica para essa dispensa, bastando que conste o nome do professor da respectiva cadeira,  de qual disciplina ele está te dispensando, informando o motivo (no caso do email, você enviará o email de dispensa que seu professor enviará a você junto com a documentação de estágio); v) Na hipótese de a sua aula acontecer à distância, mas sem ocorrer no horário especificado no SIGAA (assim como o caso de a sua disciplina já ter acabado), você pode solicitar um email ou declaração ao seu professor da respectiva cadeira, informando seu nome, e de qual disciplina ele está te dispensando, informando o motivo (no caso, o fato de a aula ocorrer à distância, mas em horário que não é do seu estágio). No caso do email, você enviará o email de dispensa que seu professor enviará a você junto com a documentação de estágio); vi)Caso já tenha sido lançada sua nota e você já esteja aprovado, a declaração ou o email são desnecessários, na hipótese de o seu histórico já ter a disciplina como finalizada e estar lançada a sua nota e a sua situação de “aprovado”. Pedimos que, nesse caso, avise no corpo do email essa situação, na estrutura destinada a “observações complementares”.

c) Carga Horária compatível com a legislação – Não é possível estagiar, por dia, mais de 6 horas e, por semana, mais de 30 horas.  Isso se aplica, inclusive, para acúmulo de estágios (ou seja, a soma das cargas horárias de seus estágios, seja de qual tipo forem, não podem ultrapassar 6 horas diárias e 30 semanais).

d)  Bolsa e  Auxílio-Transporte são facultativos

e) Seguro de estágios é pago pela UFCNo modelo do TCE obrigatório fornecido pela UFC, essa informação já está disponível. Clicando aqui, você encontra nossos modelos de documentos.

f) Convênio Prévio com a Instituição que te concede o estágioÉ necessário que a instituição tenha convênio com a UFC (verifique AQUI se ela possui ou não convênio). O convênio é desnecessário nos seguintes casos: i) instituição contrata estagiário por meio de Agente de Integração já conveniado à UFC (verifique se o Agente de Integração tem convênio por meio do link anterior); ii) instituição pertence ao Poder Executivo do Estado do Ceará (escolas, secretarias, autarquias, hospitais etc) ou do Poder Executivo do Município de Fortaleza (escolas, secretarias, autarquias, hospitais etc).

g) Assinatura da Instituição que te concedeu o estágio e do próprio estudante – A Agência de estágios é a última a assinar seu contrato. Caso falte qualquer uma dessas assinaturas, seu termo não será assinado pelos nossos funcionários. Aceitamos assinaturas digitalizadas.

h) Período de Estágio de Acordo com PLANO DE REPOSIÇÃO DE ESTÁGIOS – informações sobre esse documento você poderá encontrar clicando aqui.

i) Estar matriculado em Estágio Obrigatório – Essa matrícula é feita com a Coordenação respectiva, sendo essa matrícula apenas checada pela Agência de Estágios quando da Análise do TCE OBRIGATÓRIO.

Pergunta 05 – Quais são os requisitos do estágio Não-Obrigatório?

São vários os requisitos e todos eles são analisados durante o atendimento.  Informamos que, além deles, o aluno deve seguir as orientações de atendidmento e agendamento (Pergunta 01). Abaixo, seguem os  requisitos legais do estágio:

a) Assinatura de Professor Orientador – Geralmente, os coordenadores de curso assumem o papel de orientadores, mas qualquer professor do seu curso que queira assumi-lo pode assim fazê-lo. Caso não haja espaço específico para o professor orientador, ele pode assinar em qualquer local em que haja espaço suficiente para isso, juntamente às outras assinaturas (tenha cuidado para que ele não assine em no espaço destinado à Instituição de Ensino, que é destinado, exclusivamente, à Agência de estágios e para que conste o SIAPE do professor abaixo da assinatura). Pode ser DIGITALIZADA.

b) Ausência de Choque de Horário – Não é possível estagiar no mesmo horário em que você tem cadeiras matriculadas no SIGAA. Caso isso ocorra, você tem as seguintes opções para resolver esse problema: i) alterar o horário de estágio, refazendo o documento de estágio ou por meio de termo aditivoii) Alterar o horário de estágio com declaração, assinada pela mesma pessoa da empresa que assinou seu contrato de estágio; iii) Retirar a cadeira que choca com seu estágio (isso é feito com a sua coordenação) ; iv) Declaração de término de disciplina, caso a sua disciplina já tenha terminado, a ser dada pelo professor da cadeira que já foi finalizada, ou então um email do mesmo, informado tal fato. No caso de ser por email, você deve fazer o download do mesmo e enviar junto com a documentação de estágio. Seja declaração ou seja por email, não há uma forma específica para essa dispensa, bastando que conste o nome do professor da respectiva cadeira,  de qual disciplina ele está te dispensando, informando o motivo (no caso do email, você enviará o email de dispensa que seu professor enviará a você junto com a documentação de estágio); v) Na hipótese de a sua aula acontecer à distância, mas sem ocorrer no horário especificado no SIGAA (assim como o caso de a sua disciplina já ter acabado), você pode solicitar um email ou declaração ao seu professor da respectiva cadeira, informando seu nome, e de qual disciplina ele está te dispensando, informando o motivo (no caso, o fato de a aula ocorrer à distância, mas em horário que não é do seu estágio). No caso do email, você enviará o email de dispensa que seu professor enviará a você junto com a documentação de estágio); vi)Caso já tenha sido lançada sua nota e você já esteja aprovado, a declaração ou o email são desnecessários, na hipótese de o seu histórico já ter a disciplina como finalizada e estar lançada a sua nota e a sua situação de “aprovado”. Pedimos que, nesse caso, avise no corpo do email essa situação, na estrutura destinada a “observações complementares”.

c) Carga Horária compatível com a legislação – Não é possível estagiar, por dia, mais de 6 horas e, por semana, mais de 30 horas. Não há hipótese de exceção para o estágio não obrigatório. Isso se aplica, inclusive, para acúmulo de estágios.

d) Pagamento de Bolsa e de Auxílio Transporte – É necessário que a sua instituição pague uma bolsa de estágio, bem como também pague o seu auxílio transporte, no caso do estágio não obrigatório. Assim, é ilegal, e, portanto, não será aceita pela Agência de Estágios a figura do “estágio voluntário”.

e) Pagamento de Seguro Obrigatório para estagiários – Sua instituição deve pagar o seu seguro contra acidentes pessoais no caso de estágio não obrigatório. É uma obrigação legal. Uma pesquisa por meio de mecanismos de busca na internet por “seguro de estagiário” te mostrará uma série de empresas que ofertam esse tipo de seguro e os valores do mercado.

f) Convênio Prévio com a Instituição que te concede o estágioÉ necessário que a instituição tenha convênio com a UFC (verifique AQUI se ela possui ou não convênio). O convênio é desnecessário nos seguintes casos: i) instituição contrata estagiário por meio de Agente de Integração já conveniado à UFC (verifique se o Agente de Integração tem convênio por meio da lista anterior); ii) instituição pertence ao Poder Executivo do Estado do Ceará (escolas, secretarias, autarquias, hospitais etc) ou do Poder Executivo do Município de Fortaleza (escolas, secretarias, autarquias, hospitais etc).

g) Assinatura da Instituição que te concedeu o estágio e do próprio estudante – A Agência de estágios é a última a assinar seu contrato. Caso falte qualquer uma dessas assinaturas, seu termo não será assinado pelos nossos funcionários. Aceitamos assinaturas digitalizadas.

h) Os estágios não obrigatórios anteriores devem estar regularizados – Para estagiar em outra instituição, é necessário que o seu estágio não obrigatório anterior ou concomitante esteja sem pendências, ou seja, os relatórios de atividades (baixe aqui) devem estar em dias, bem como, caso tenha saído antes da data prevista no contrato, haja rescisão devidamente registrada na Agência de Estágios.

i) Aluno não pode ter reprovação por falta no semestre anterior, caso, nesse semestre, estivesse em estágio não obrigatório– Essa hipótese é mais rara de ocorrer, mas o aluno da UFC que estava em estágio não obrigatório e reprovou por falta, no semestre seguinte, não poderá prosseguir com seu estágio não obrigatório ou realizar outro estágio não obrigatório. Vamos dar exemplos para facilitar seu entedimento: Exemplo 1 – Maria começou seu estágio não orbiagtório na Empresa A em 2018.1. Em 2018.2, reprovou por falta e ainda estava estagiando na empresa A. Em 2019.1, quis renovar seu contrato de estágio na Agência de Estágios da UFC. Maria não poderá renovar o estágio, pois reprovou em 2018.2, semestre letivo anterior, enquanto estava em estágio não obrigatório. Exemplo 2 – João começou a estagiar na Empresa A, no semestre de 2018.1. No mesmo semestre, reprovou por falta e, em 2018.2, saiu da Empresa A, rescindindo seu contrato e entregando os relatórios de atividades necessários à Agência de Estágios. Ainda em 2018.2, João recebe proposta de estágio pela Empresa B, e leva seu termo de compromisso à Agência de Estágios, para iniciar a estagiar. João não poderá iniciar seu estágio não obrigatório na Empresa B, pois reprovou por falta em 2018.1, enquanto estava em estágio não obrigatório. É válido ressaltar que essa regra não se aplica quando se trata de estágio obrigatório.

Pergunta 06 – Como aproveito uma atividade para cumprir o meu estágio obrigatório?

Você pode aproveitar seu estágio não obrigatório como estágio obrigatório (curricular). Basta realizar estágio não obrigatório ao mesmo tempo em que você está matriculado em cadeira de estágio e que seu atual estágio, segundo sua coordenação/professor da cadeira, proporcione a você o mesmo aprendizado que o curricular (compatibilidade de atividades). Assim, quando completar a carga horária prevista para sua cadeira de estágio, leve seu termo de compromisso à sua coordenação, comprovando que você “pagou” as horas necessárias para ser aprovado e peça pra que seja realizada a integralização. Chamamos, ainda, atenção ao fato de que, em virtude da natureza de componente curricular do estágio obrigatório, o aproveitamento só pode ser feito pelo tempo de estágio não obrigatório desenvolvido apenas durante o período do semestre letivo.

Exemplo: João é aluno da UFC e, em 2 de fevereiro de 2018, teve matrícula deferida em uma cadeira de estágio obrigatório, que era uma atividade de 180 horas, conforme informado no SIGAA. Segundo o calendário acadêmico, o semestre letivo de João começou em 1º de fevereiro e terminará em 26 de junho.

Ocorre que João não conseguiu um local para realizar as atividades de estágio obrigatório. Mas, anteriormente, em 1º de janeiro de 2018, João conseguiu um estágio não obrigatório na empresa “X”, com carga horária de 30 horas semanais, em que as atividades que realiza, segundo sua coordenação, são condizentes com o que se deseja que ele aprenda no estágio obrigatório. Desse modo, João poderá, após 6 semanas de estágio (6×30=180), a partir da data em que sua matrícula no estágio obrigatório foi deferida (2 de fevereiro), integralizar o tempo trabalhado em sua cadeira de estágio obrigatório em sua coordenação. Assim, em torno de 1 mês e meio (6 semanas) de período estagiado após estar efetivamente matriculado (2 de fevereiro), ou seja, em 2 de abril, João pediu para sua coordenação realizar o aproveitamento de seu estágio não obrigatório na cadeira de estágio.

Explicação: Veja, primeiramente, que a coordenação de João entendeu que o seu aprendizado no estágio não obrigatório foi o mesmo que no curricular. Além disso, enquanto matriculado nessa cadeira, estava realizando estágio não obrigatório, não tendo aproveitado as horas de estágio antes de estar matriculado (não aproveitou retroativamente) e nem em período fora do semestre letivo, segundo o calendário acadêmico. Assim, esse aproveitamento é totalmente possível.

Quanto às bolsas de monitoria e de extensãobem como emprego ou outras formas de trabalho, informamos que isso é feito diretamente na sua própria Coordenação, e depende da previsão dessa possibilidade no Projeto Político-Pedagógico do seu respectivo curso, nos termo do §3º do Art. 2º da Lei de Estágios. Desse modo, não é necessário que esse aproveitamento passe pela Agência de Estágios ou que seja feito um termo de compromisso de estágio para formalizar essa relação, haja vista que é uma bolsa ou outra forma de trabalho, que possuem contrato próprio e requisitos legais específicos, que será equiparada a estágio, conforme as regras do respectivo curso.

Pergunta 07 – Como encontro vagas de estágio?

A agência de Estágios divulga as vagas de estágio das empresas parceiras da UFC em seus grupos no facebook, conforme sua Unidade Acadêmica. Clique nesse link e veja qual dos nossos grupos se encaixa no seu curso!

Além disso, nada impede que você converse com seus colegas e professores de curso, que, poderão te ajudar, indicando seu nome a alguma empresa ou te dando alguma dica específica para isso.

Você pode, também, fazer seu cadastro e enviar currículos para os Agentes de Integração Conveniados à UFC.

Pergunta 08 – Dúvidas sobre convênios

informamos que os convênios são, atualmente, feitos de forma totalmente digital, mediante envio de toda a doumentação necessária em um único arquivo em pdf para o email convenios.estagios@ufc.br. É desnecessário o agendamento para a pactuação de convênios.

Para renovar um convênio existente ou realizar um novo convênio, clique aqui.

Para saber o andamento de seu convênio, bem consultar os convênios existentes clique aqui.

Para outras dúvidas, utilize o email convenios.estagios@ufc.br

 

Pergunta 09 – Quais são os canais de contato da Agência de Estágios?

Veja, clicando aqui, qual o canal você deve utilizar para encaminhar a sua solicitação/documentação.

Pergunta 10 – O que é preciso para meu aditar/fazer alterações no meu estágio não obrigatório?

Isso é feito por meio de um documento chamado de termo aditivo. Acesse nossos modelos de documentos clicando aqui para ter acesso ao nosso modelo sugerido.

Os requisitos legais do aditivo são os mesmos exigidos para o Termo de Compromisso (vide Pergunta 05), adicionado ao requisito da regularidade do estágio.

Estágio Regular é aquele estágio sem pendências com os relatórios de atividades, os quais devem ser entregues a cada 6 meses completos de período de estágio, no caso do aditivo. é aconselhável que esses relatórios sejam entregues ao longo do mês posterior ao término de cada 6 meses de estágio, para que haja um acompanhamento de maior efetividade, além de isso ser uma obrigação legal do estudante e da concedente de estágio. Entretanto, como a Lei não estabelece um prazo, pode ser entregue após esse período aconselhável de um mês, sem oposição de Universidade. De todo modo, a orientação da UFC é de que esses relatórios sejam entregues o mais cedo possível, para que tudo esteja dentro dos conformes e cautelas legais.

Seguem exemplos para melhor entendimento:

Exemplo 1: Esculápio das Dores, aluno da UFC, estagia na Empresa X há 1 ano e quer renovar o seu contrato por mais 1 ano. Por ele e empresa terem se esquecido da entrega dos relatórios de atividades à Universidade durante esse tempo de 1 ano, para registrar o aditivo de estágio, deverá entregar os dois relatórios faltantes (um relatório para cada período de 6 meses de estágio)

Exemplo 2: Josefina da Silva, aluna da UFC, estagia na empresa Y há 8 meses. Por ter se destacado em suas funções, Josefina receberá um aumento, o que ficará formalizado em um aditivo de estágio. Josefina já apresentou seu primeiro relatório de atividades à UFC. Desse modo, como há apenas 2 meses descobertos de relatório de estágio (ou seja, não são 6 meses completos), para registrar esse aditivo de aumento, não é necessária apresentação de relatório de atividades.

Exemplo 3: Perséfone, aluna da UFC, estagia na empresa Z há 4 meses e, por ter mudado seu horário de estágio, deseja formalizar isso em um aditivo de estágio. Perséfone não precisará de Relatório de atividades para formalizar o aditivo perante a UFC, pois, como estagia há apenas 4 meses, não deve nenhum relatório de atividades, que só passam a ser exigíveis a cada 6 meses completos de estágio.

Toda a documentação relativa a aditivo pode ser entregue em um mesmo atendimento e agendamento.

Por fim, é importante ressaltar que no estágio do tipo OBRIGATÓRIO, é DESNECESSÁRIA a entrega de relatórios à Agência de Estágios. Mas, veja bem: isso se aplica APENAS ao estágio obrigatório, e não ao estágio não obrigatório aproveitado como obrigatório, que continua com o seu caráter não obrigatório (vide pergunta 06).

Pergunta 11 – O que é preciso para finalizar/rescindir/”dar baixa” meu estágio?

Inicialmente, você deve verificar qual duas duas a seguir é a sua situação:

a) Eu terminei um estágio antes do período previsto no meu contrato de estágio (aqui, serão necessários rescisão e relatórios faltantes).  Você pode ter acesso aos modelos clicando aqui.

b)Eu terminei o estágio exatamente no dia previsto no meu contrato (aqui, serão necessários apenas os relatórios faltantes). Você pode ter acesso aos modelos clicando aqui.

Se o seu caso é o da letra “a”, é necessário que se entrege a rescisão e um relatório de atividades para cada período de 6 meses completos de estágio não entregues e outro para o período de estágio restante, mesmo que esse período restante seja de apenas um dia.

Exemplo 1: Hefesto estagiou na empresa X por 8 meses,tendo saído antes da data prevista de 12 meses. Hefesto, para formalizar sua rescisão, deverá entregar dois relatórios ( um de 6 meses, pelo primeiro semestre completo, e outro de 2 meses, pela fração do semestre em que ficou) e a rescisão desse estágio.

Exemplo 2: Pólux estagiou na empresa X por 1 dia, devido a ter saído antes da data prevista de 12 meses por ter conseguido uma excelente proposta de empreso. Pólux, formalizar sua saída, deverá entregar a rescisão e o relatório com o período de um dia de estágio.

Se o seu caso é o da letra “b”, é necessário um relatório para cada período de 6 meses completos de estágio não entregues e outro para o período de estágio restante, mesmo que esse período restante seja de apenas um dia.

Exemplo 1: Sátiro estagiou na empresa X por 12 meses, conforme previa o seu contrato de estágio. Sátiro, para fazer com que seu estágio esteja totalmente regularizado, deve entregar 2 relatórios de atividades (1 relativo aos 6 primeiros meses, que ele esquece de entregar e outro relativo aos 6 últimos meses)

Exemplo 2: Apolo estagiou na empresa X por  8 meses, conforme previa seu contrato. Apolo, por ser um excelente estagiário, apesar de não ter seu contrato renovado, recebeu uma proposta de emprego na mesma empresa. Apolo, para deixar tudo dentro dos conformes e regularizar sua situação, como já entregara o seu primeiro relatório de atividades ao término dos 6 primeiros meses de estágio, precisará, apenas, entregar um relatório de atividades, relativo aos 2 últimos meses de estágio.

Por fim, é importante ressaltar que, no estágio do tipo OBRIGATÓRIO, é DESNECESSÁRIA a entrega de relatórios à Agência de Estágios. Mas, veja bem: isso se aplica APENAS ao estágio obrigatório, e não ao estágio não obrigatório aproveitado como obrigatório, que continua com o seu caráter não obrigatório (vide pergunta 06). Caso tenha havido rescisão antes do período previsto, é necessária apenas a rescisão, sem necessidade dos relatórios de atividades.

Pergunta 12 – Posso entregar minha documentação de rescisão de estágio e a documentação de estágio no mesmo atendimento?

Sim. O seu agendamento garante que toda a documentação que seja sua e enviada por você, dentro das orientações de atendimento (as quais você pode ver na Pergunta 01), será analisada e assinada em até 2 dias úteis.

 

Pergunta 13 – Tenho Urgência em meu atendimento. O que eu devo fazer?

Atualmente, todas as vagas de atendimento são de urgência, pois sua liberação é diária, Às 8:00 da manhã do dia respectivo, e, na maior parte dos casos, analisada e assinada em menos de 6 horas após o envio, podendo o tempo de espera do retorno do atendimento chegar a, no máximo, dois dias úteis.

Isso quer dizer, por exemplo, que, em determinada Segunda-Feira, serão liberadas vagas apenas para essa Segunda-Feira, às 8:00 da manhã, e não para Terça-Feira, Quarta-Feira etc.

Sendo assim, diarimente, são abertas entre 30 e 50 vagas de atendimento, no horário informado, de modo que, caso o aluno tenha urgência, deverá acessar o SIGAA às 8:00 em ponto e reservar um horário imediatamente.

Orientamos os estudantes que apenas agendem se tiverem certeza de que poderão enviar a sua respectiva documentação no mesmo dia, até as 12:00, para não prejudicar os demais estudantes, ao ocupar vaga de atendimento sem necessidade.

Informamos que foi elaborado formulário, que é de obrigatório acesso e resposta, em que o próprio aluno poderá saber, de antemão, se sua documentação será assinada ou não pela Agência de Estágios (no formulário, há os principais requisitos de estágio que, na prática, acabam por não serem contemplados e geram indeferimento da documentação), de modo que, caso verifique que não será assinada, o estudante deve cancelar o seu atendimento e liberar vaga para outro cuja documentação esteja dentro da legislação de estágio.

Caso você tenha urgência, solicitamos que responda, mesmo que não consiga atendimento para o dia, o formulário, de modo que já poderá resolver eventual pendência e, caso agende posteriormente no mesmo dia em razão de uma desistência, já terá agilizado o seu processo de atendimento. Clique aqui para acessar o formulário.

 

Pergunta 14 – O que aconteceu com o whatsapp da Agência de Estágios?

Em razão do cancelamento da conta telefônica respectiva, o número de whatsapp não pôde mais ser acessado a partir do dia 01.10.2020, às 18:00. De todo modo, as dúvidas ainda podem ser enviadas e, tão logo possível, respondidas, no canal adequado atualmente para tal. Clicando aqui,  você poderá saber para qual endereço eletrônico você poderá envar sua dúvida.

 

Pergunta 15 – É necessário agendar para enviar os relatórios de atividades?

Sim! qualquer documento em que se deseja assinatura da Agência de Estágios (exceto os convênios) devem ser analisados e, portanto, necessitam de prévio agendamdento. Você pode ter acesso ao modelo desse documento clicando aqui.

 

Pergunta 16 – Como cancelar o atendimento?

Basta acessar os “meus agendamentos” e clicar na seta verde ao lado do atendimento que deseja cancelar. Após, selecione a opção “cancelar agendamento” e confirme.

O cancelamento de agendamento é importante caso verifique, ao responder o formulário, que seu termo apresenta pendência e que não poderá resolvê-las em tempo hábil, de modo que o seu cancelamento abre vaga para outro estudante que tem a documentação devidamente preparada para assinatura.

O cancelamento também se faz importante para o estudante que, por qualquer outro motivo, não possa enviar a documentação dentro do horário adequado. Caso o estudante agende e não envie a documentação até as 12:00 (meio-dia) do dia úteil respectivo, este ficará impedido de agendar pelas duas próximas semanas, em qualquer hipótese, uma vez que tal tipo de comportamento é nocivo aos demais estudantes e à comunidade acadêmica como um todo.

 

17 – Em quanto tempo tenho o retorno da Agência de Estágios sobre a assinatura da minha documentação?

Na maior parte dos casos, a documentação é analisada e assinada em menos de 6 horas após o envio, podendo o tempo de espera do retorno do atendimento chegar a, no máximo, dois dias úteis, conforme Pergunta 01.

Verifique, de toda forma, se a documentação para assinatura foi enviada para o email correto (assinaturaestagios@ufc.br). Lembramos nesse ponto, que, toda vez que se envia uma mensagem para o canal mencionado, o remetente recebe um email de confirmação de recebimento, com instruções sobre o uso do referido serviço.

 

18 – Como comprovo que estagiei enquanto aluno da UFC?

A comprovação, por excelência, do estágio, se dá por meio do próprio termo de estágio, juntamente aos relatórios de atividades ( vide perguntas 20 e 10), todos devidamente assinados por todas as partes.

Caso o aluno necessite de uma declaração a respeito de seu estágio, a Agência de Estágios poderá fornecê-la, desde que o estágio esteja devidamente registrado na Agência de Estágios e não haja pendência de relatórios (vide perguntas 20 e 10).

Para solicitar a declaração, é desnecessário agendar e deve-se fazer isso exclusivamente pelo email estagios@ufc.br, colocando no assunto do email o seguinte título: “DECLARAÇÃO DE ESTÁGIO”, anexando-se documento de identidade com foto. O prazo para elaboração e envio da declração é de 10 dias úteis.

No caso de o estudante não ter entregue os relatórios de atividades, este poderá entregá-los, mesmo que após o período adequado para tal, anexando, junto ao documento de identidade, esses papéis.

 

19 – Como divulgo a vaga de estágio de minha instituição na UFC?

Informamos que a divulgação de vagas se dá em grupos específicos da UFC para as áreas correlacionadas à respectiva vaga .

A vaga é divulgada a partir de texto/arte elaborada pela própria concedente de estágio, que deve enviá-la para o email estagios@ufc.br com o assunto “DIVULGAÇÃO DE VAGAS”.

Informamos, ademais, que o procedimento de seleção de estagiários se dá a cargo da própria concedente da vaga, a qual deverá informar, no texto/arte de divulgação, um canal adequado para que os estudantes interessados na vaga enviem seus currículos e demais documentos e/ou informações que a concedente julgue necessários.

 

20 – Relatório de atividades de estágio: dúvidas e conceitos importantes.

O Relatório  de atividades é um documento exigido pela própria Lei de Estágios como um dos quatro documentos obrigatórios que todo estágio deve ter (o contrato de estágio, o relatório de estágio e o termo de realização de estágio).

Trata-se de um documento que deve ser elaborado a cada período de seis meses de contrato de estágio ou fração, para os períodos que não fechem os seis meses completos. Um modelo desse documento, o qual adaptamos para também servir como um termo de realização de estágio, para evitar excesso de papelório, pode ser acessado ao se clicar aqui .

Na hipótese de o aluno ter se esquecido de entregar os relatórios e queira entregá-los para deixar seu estágio devidamente regularizado, uma vez que a Lei de Estágios não prevê expressamente um prazo para tal, este pode fazê-lo, muito embora a indicação e a orientação seja que ele seja entregue imediatamente após o término de cada respectivo período de 6 meses. Para tanto, o procedimento é igual ao do atendimento normao (vide pergunta 01).