Área do cabeçalho
gov.br

Este sítio foi reprojetado para melhor atendê-lo. Acesse já pelo celular e veja mais essa novidade

Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Agência de Estágios

Área do conteúdo

Orientações sobre Agendamento e Atendimento Virtual

Data de publicação: 28 de junho de 2020. Categoria: Sem categoria

Como medida de prevenção à propagação do COVID19, a Agência de Estágios da UFC, desde 18 de março, seguindo a  suspensão das atividades presenciais na Universidade, permanece atendendo o público exclusivamente de modo virtual. Apesar das adequações necessárias nos procedimentos de atendimento, a unidade tem mantido todos os serviços prestados, disponibilizando canais de comunicação específicos para cada um deles.


REGISTRO DE DOCUMENTOS (TERMOS DE COMPROMISSO, ADITIVOS, RELATÓRIOS E RESCISÕES)

Os alunos que pretendem registrar os documentos de estágio deverão agendar o atendimento pelo SIGAA. Para tanto, basta acessar o “portal do discente” e selecionar a opção ” Agendamentos ” -> “Agendar Atendimento” -> Serviço: “Agência de Estágios” -> Sub Serviço: “Atendimento ao Discente”.

Diariamente (dias úteis) e de modo automático, às 08:00h, o sistema disponibiliza vagas para atendimento, estas distribuídas no intervalo entre  09:00h e 12:00h do mesmo dia. As vagas podem ser visualizadas até serem preenchidas ou  até às 11:50, quando o sistema encerra o agendamento do dia, retornando a abrir agenda no dia seguinte a partir de 08:00h.

Considerando o momento atual, somente estão sendo disponibilizadas vagas de modo diário, e não mais mediante agenda aberta.  Assim sendo, o discente deverá  selecionar como período de pesquisa apenas o próprio dia do acesso. Caso o estudante busque vagas num período semanal/mensal, não as encontrará, visto que todas foram direcionadas para uma disponibilização diária.

Ao selecionar o dia e horário desejados, o discente deverá confirmar a opção clicando em “Confirmar Agendamento”, botão logo abaixo do texto instrucional.  A agendamento concluído com sucesso constará no menu “Meus Agendamentos”

Tão logo realize o agendamento ( ou até as 11:50h do dia agendado), o estudante deverá, a fim de confirmar o agendamento, preencher o formulário disponível no link: https://forms.gle/KgEYDFKnjJGT4A5z7. Após o preenchimento, o discente deverá remeter ao e-mail da Agência (assinaturaestagios@ufc.br) o atestado de matrícula, o histórico e os documentos de estágio para os quais deseja a assinatura da Universidade.

Os documentos submetidos à análise deverão estar digitalizados em formato PDF. Solicitamos ainda que todos os documentos de estágio, exceto o atestado de matrícula e o histórico, estejam em um único arquivo PDF. Salientamos que o atestado de matrícula e o histórico podem ser emitidos por meio do SIGAA e devem ser atuais (emitidos na mesma semana do agendamento).

1º PASSO: Agendar atendimento por meio do SIGAA

2º PASSO: Preencher o formulário disponível em: https://forms.gle/KgEYDFKnjJGT4A5z7

3º PASSO: Encaminhar ao e-mail assinaturaestagios@ufc.br o atestado de matrícula, o histórico e os documentos a serem apreciados, observando a seguinte estrutura:

ESTRUTURA E INFORMAÇÕES DO EMAIL:

  • Assunto: Nome completo –  senha de atendimento (gerada após o preenchimento do formulário) – Data e hora agendados.  Ex: João Brasileiro da Silva –  SENHA DE CONFIRMAÇÃO DOPREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO – XX/ZZ/202W – HH:MMh

  • Destinatário: assinaturaestagios@ufc.br

Informações no Corpo do e-mail:

  • Nome do aluno

  • Matrícula do aluno:

  • Nome do Professor Orientador:

  • SIAPE  do Professor Orientador:

  • Nome e e-mail  do supervisor de estágio (o seu chefe imediato, quem faz sua supervisão e, geralmente, fiscaliza e orienta sua atividades de estágio):

  • Horário de estágio ( essa informação só é necessária se desejar  formalizar um novo estágio):

Segunda:

Terça:

Quarta:

Quinta:

Sexta:

Sábado:

Domingo:

  • Nome da seguradora de estágio e número da apólice (se for estágio não obrigatório, sendo essa informação necessária apenas para o registro de um novo estágio):                     

  • Atividades de Estágio (conforme seu plano de atividades, sendo essa informação necessária apenas para o registro de um novo estágio):

  • Valor do Auxílio-Transporte (pode ser o diário ou o mensal, conforme prevê seu termo de compromisso, sendo essa informação necessária apenas para o registro de um novo estágio):

  • Informações/observações complementares (se houver)

                        ANEXOS : Documentos de estágio em um único arquivo PDF, atestado de matrícula e histórico.”

 

Em até 2 (dois) dias úteis, o discente receberá, em resposta ao e-mail, a documentação devidamente assinada. Em caso de impedimentos ou inconsistências observadas, constará na resposta orientações de como proceder para a regularização da documentação.

Somente serão apreciados documentos dos discentes devidamente agendados, que preencherem o formulário e que encaminharam a documentação via e-mail no mesmo dia do agendamento (logo após efetivar o agendamento). Serão também desconsiderados documentos em formato diferente de PDF, corrompidos, encaminhados ao endereço de e-mail diverso do informado (assinaturaestagios@ufc.br), ilegíveis, incompletos, rasurados e  sem a assinatura do representante da concedente, do professor orientador e do próprio aluno.

Após a retomada dos atendimentos presenciais, a Agência de Estágios divulgará o procedimento para apresentação e assinatura dos documentos físicos assinados virtualmente durante a suspensão.


CONVÊNIOS DE ESTÁGIO

Para contratar estudantes da Universidade Federal do Ceará enquanto estagiários é necessário, primeiramente, realizar convênio com a UFC.

A minuta do termo de convênio e a lista dos documentos a serem apresentados estão disponíveis no link abaixo: https://estagios.ufc.br/pt/convenios/

Diante da excepcionalidade no momento atualmente enfrentado, os documentos de propositura de convênio deverão ser encaminhados por e-mail (convenios.estagios@ufc.br), em formato PDF e devidamente assinados (assinatura digital ou digitalizada). Não é necessário agendamento para o envio dos documentos do convênio.

O convênio tem prazo médio de tramitação de 15 (quinze) dias úteis e, após conveniada, a instituição parceira já estará apta a contratar estagiários devendo, para tanto, emitir o termo de compromisso de estágio (contrato).

Serão desconsideradas todas as documentações de convênio encaminhadas a endereço de e-mail diverso do acima mencionado, visto que todos os processos de convênio, no presente momento, se iniciam exclusivamente de modo virtual.

 


SERVIÇO DE ORIENTAÇÃO E TIRA DÚVIDAS

Veja os canais para tal clicando aqui.


 

Acessar Ir para o topo